top of page
Foto do escritorOlga Luis Rodrigues

Os desafios da Menopausa


Não cometas o erro de achares que a menopausa não tem solução.

Isto pode chocar-te, mas há mulheres que acreditam que a menopausa é uma fase que tem de ser ultrapassada com sofrimento.


Mas a verdade é que tu podes fazer suplementação, terapia hormonal, meditação, técnicas de respiração, alimentar-te de forma correta, entre outras.


A foto acima descreve alguns dos sintomas desconfortáveis e que deixam muitas mulheres frustradas, tristes, ansiosas, irritadas e mal consigo mesmas.


Eu iniciei a menopausa aos 55 anos, ano passado. E sempre "pedi" para não ter esses sintomas desagradáveis. Mas eles vieram mesmo sem eu querer.

Comecei por não ter mais menstruação, mas o meu período menstrual já era muito curto ou quase inexistente e não dei muita importância.

Andava mais irritada, mas pensava que isso estava ligado ao cansaço profissional, pois trabalhava num hospital, mas não era por isso.


Não era muito de colocar creme no corpo, não tinha esse hábito. E a minha pele começou a ficar muito seca.

Como trabalhava no serviço de infeciosos e recebíamos muitos doentes com problemas vários, inclusive sarna, quando eu comecei a ter muitas bolhinhas pequenas de água na pele, que davam uma comichão horrível, pensei que estava com sarna também.

E fiquei furiosa. Como tinha apanhado sarna com os cuidados que tínhamos sempre no serviço???

Fiz os tratamentos indicados pelo médico (que são bem ruins por sinal) e a minha pele estava cada vez pior.

Fui ao dermatologista que me disse que era eczema e usei as pomadas e tomei a cortisona e nada mudou.

E foi o meu médico de família (um "santo"), que me disse que o meu problema era que a menopausa me tinha deixado a pele muito seca e que como andava muito ansiosa, a reação do corpo tinha sido as bolhinhas de água. E acertou na "mouche".

Comecei a hidratar-me melhor, a fazer meditação para acalmar, a pôr creme no corpo todos os dias após o banho, e a pele mudou e deixei de ter as bolhas que me davam uma coceira danada, até me fazer sangrar.



Depois vieram os afrontamentos. Nossa que sensação terrível, cerca de 1 minuto de um calor infernal que vem de dentro de ti. Te fazem sentir muito mal, quereres tirar a roupa toda e enfiares-te dentro do frigorifico (muitas vezes abri a porta do frigorifico, para sentir o fresco).

E ria de mim mesma, do ridículo e do quão cómica é essa situação.


E os suores frios noturnos. Um gelo interior que te faz transpirar e é tão ou mais desagradável que os calores infernais.



E o ganho de peso? O inchaço, dormir mal, a tristeza e melancolia, a inercia e a vontade de vegetar no sofá ou nem levantares da cama.


Dormir mal, não teres as horas de sono necessárias para repousar e recuperar as energias fazem muito mal ao corpo.

Dormir mal desregula ainda mais o teu sistema hormonal e faz-te engordar, ter enxaquecas, ficar prostrada, com lapsos de memória, completamente desregulada.

Uma ansiedade descontrolada e muitas de nós chegam a entrar em depressão.


Deixamos todos a nossa volta com vontade de nos pôr na casinha do cão, no jardim, pois ficamos loucas, descontroladas e gritamos por tudo. Depois choramos. Parece que voltamos a adolescência e isso deixa-nos ainda mais nervosas. A vida familiar fica difícil em vários aspetos.


O trabalho também fica afetado, pois como não descansamos, não temos criatividade, estamos distraídas, e não temos paciência para aturarmos colegas, a chefe, os clientes ou no meu caso, os doentes.


E a vida social também não fica melhor. Sem vontade de sair de casa, estar com os amigos, ir a um cinema em família, fazer planos para fim de semana. Tudo parece aborrecer-nos e cansar-nos imensamente.


E no final, mas não menos importante, a queda da libido, a secura vaginal, a dor na penetração, a falta de desejo pelo parceiro. Isso acontece na maioria das mulheres. Mas outras ficam ainda mais "acesas" e deixam muitos maridos desconfortáveis e sem energia para as acompanhar.


A menopausa é um desafio grande, mas não precisa ser um bicho de 7 cabeças. Eu fui atrás das soluções. Fui procurar formas de melhorar ou tratar todos os sintomas e melhorei. Muito!

E neste momento sinto-me capaz de ajudar outras mulheres a não terem de aguentar os sintomas sofrendo.

Se estás neste momento a entrar na pré menopausa ou já entraste e queres um método para superar a menopausa de uma forma mais tranquila, envia mensagem.

Estaremos juntas neste caminho da tranquilidade e da visão de um amanhã mais feliz.




37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page